
















Partindo dessa premissa, a equipe da Escola Jozias Leão acredita que a parceria entre escola e pais é o “alicerce” para alcançarmos uma educação de qualidade.
2. JUSTIFICATIVA
Estamos na era digital e a escola por ser uma instituição formadora de opiniões precisa acompanhar essa tecnologia ampliando assim, o seu atendimento no laboratório de informática à comunidade escolar.
Diante dessa premissa, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Jozias Leão da Silva resolveu desenvolver este projeto que visa proporcionar aos pais dos alunos um curso básico de informática que também permitirá uma aproximação maior entre a escola e a família. Sabemos que essa parceria é fundamental para garantir um ensino de qualidade que esteja de fato vinculado com as práticas sociais.
3.1 Geral:
●Promover a inclusão digital na comunidade escolar, oportunizando aos pais um curso básico de informática, proporcionando aos mesmos o acesso à tecnologia e para que dela possam se beneficiar, seja nos afazeres, no trabalho, no auxílio aos filhos ou simplesmente para que se sintam inseridos no contexto social em que vivemos.
3.2 Específicos:
●Oferecer a comunidade escolar oportunidade de utilizar os recursos do laboratório de informática para aprimorar seus conhecimentos;
●Aproximar os pais dos alunos, permitindo um intercâmbio maior entre a escola e a família;
●Proporcionar de forma significativa o acesso à tecnologia para que eles possam utilizar esse conhecimento no seu dia-a-dia.
4. METODOLOGIA
●Apresentação do projeto para a comunidade escolar;
●Elaboração de uma mini-apostila contendo explicações dos programas que serão contemplados durante o projeto.
●Cronogramas de atividades. (anexo)
●Realização de mini-cursos, oportunizando conhecimento tecnológico, desde ligar o computador até a utilização dos software OpenOffice (Editor de textos, Impress, Apresentação,Planilha eletrônica) e Internet.
●Atividades complementares que serão realizadas durante o curso ( leitura de textos reflexivos, discussões sobre a importância do computador no contexto social e a relação família x escola).
●Registros fotográficos durante o curso.
●Elaboração de uma ficha avaliativa do curso.
5. RECURSOS
5.1 Materiais:
● Ficha de matrícula (Xérox)
● Mini-apostila (Xérox)
● Ficha avaliativa (Xérox)
● Livros (Fonte: Biblioteca da escola)
● Máquina fotográfica (dos próprios professores do laboratório de informática)
● Computadores
● Data show
● Certificados (direção da escola)
5.2 Humanos:
● Professores do Laboratório de informática da escola.
● Coordenadores da área de informática (Inclusão digital)
6. AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada de forma contínua, respeitando o nível de dificuldade das aulas e o aproveitamento dos participantes. No final do curso será feita uma auto avaliação.
7. CULMINÂNCIA
Tarde de lazer e entrega de certificados aos pais.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O curso será ministrado em dois horários (tarde e noite) com carga horária de 30 horas distribuídas em 3 meses. Será realizado pelos respectivos professores do laboratório de informática da escola.